EMENTAS SF2009

Mesa de Representações Farmacêuticas:
A mesa redonda traz por objetivo esclarecer e fundamentar o papel das entidades e suas respectivas representações para o profissional farmacêutico. Tratará de suas importâncias e discutirá os possíveis conflitos e contradições que há entre elas.  Estará presente o Sinfaerj (Sindicato dos farmacêuticos do Rio), a FENAFAR( Federação Nacional de Farmacêuticos), o CRF (Conselho Regional de Farmácia), a ENEFAR (Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia) e a ABF (Associação Brasileira de Farmacêuticos).

 

Mesa sobre histórico do Centro Acadêmico de Farmácia:

Essa mesa tem como objetivo resgatar a história do Centro Acadêmico de Farmácia nos “anos de chumbo”, onde toda sociedade sofria com os ataques da ditadura militar e os estudantes faziam resistência. Mostrando a importância da organização dos todos os setores em busca dos direitos de toda sociedade.  Em um momento de alienação política, onde os universitários de instituições públicas servem cada vez mais os interesses do grande capital. Distanciando cada vez o profissional farmacêutico do seu papel junto com a sociedade.

 

Mesa Farmácia Escola:

Tentaremos debater a farmácia escola que queremos, com alunos, professores e toda sociedade. Como a inclusão do Programa Farmácia Popular. Programa implantado por todo país, já presente em universidades, com um histórico de corrupção e que fere os princípios do SUS. 

 Mesa sobre Mercantilização da Doença:

O Professor Marcelo Cunha da USP, ira discorrer sobre uma das maiores ferramentas da indústria farmacêutica para a ampliação dos lucros, a Mercantilização da Doença.

Oficina: Farmácia como estabelecimento de saúde:

Exposição e análise crítica da situação dos estabelecimentos farmacêuticos. Discussão  sobre  atual legislação e Projeto de Lei Ivan Valente, proposição de ações com o intuito de transformação da atual orgia nas farmácias para que elas sejam efetivamente estabelecimentos de saúde.

 

Oficina: Arte no Laboratório:

Vou a aula e assisto a apresentações de slides. Vou ao laboratório e repito protocolos. Isso dá conta dá minha formação profissional? Devo aceitar passivamente? Por que é assim? Se o meu trabalho será o desenvolvimento de expressões, o que posso fazer para aprender a me expressar? Quem disse que ciência e arte não se misturam?!!! 

Dinâmica de Atenção à Saúde (DAS):

É a exploração de possibilidades da prática do profissional farmacêutico através do teatro. A prática de qualquer profissional, por ser prática humana, é coletiva. Como é na coletividade que a humanidade se define. Dentro da DAS todos são sujeitos de acontecimentos que poderiam muito bem suceder em qualquer farmácia, num teatro baseado em fatos reais e que, por ser teatro, permite viver tais acontecimentos em nossas ações ao mesmo tempo em que o distanciamento dessa proposta, que por plausível que seja não é real, nos dá segurança e clareza para refletir sobre nossas ações.  Posta a esta prova a técnica, valorizada comumente por si própria, mostra-se frágil, limitada, incapaz de dar solução para os problemas desta realidade alternativa. Isso acontece em nossa realidade proposta unicamente porque acontece também no cotidiano das farmácias. Inseridos nessa realidade e “provados” os participantes da DAS precisam explicar suas atitudes durante o exercício tanto para si, quanto para o grupo como um todo, e talvez seja isso o mais importante: as elaborações dos participantes para explicar sua atuação no jogo, que vão levar o participante ao debate de diversos aspectos da atuação profissional nunca antes percebidos, e isso dentro de um grupo
 extremamente rico de experiências e peculiaridades regionais.

 

 

Radiofarmácia:

 

A palestra tem por objetivo dar uma visão conceitual e instrumentativa da Radiofármácia no Brasil. Correlacionar suas aplicações clínicas com as promessas dessa ciência para o futuro

 

 

Fitoterápicos no SUS:

Em 2006, o governo Lula, assinou um decreto chamado Política Nacional de medicamentos Fitoterápicos. Desde então, vem surgindo no Brasil pesquisas e desenvolvimento nessa área onde o nosso país tem tanto potencial de crescimento.  Trouxemos um dos melhores profissionais da Fiocruz que desenvolve com grande seriedade esse projeto na instituição, a fim de trazê-lo pra realidade do Sistema de Saúde pública e mais perto da população.

 

Atenção Farmacêutica:

Desde a criação da ANVISA, se desenvolve uma legislação mais rigorosa quanto ao uso Racional de Medicamentos e essa regulação tem como ator principal na Sociedade o profissional Farmacêutico.  Trouxemos um especialsita na área de atenção farmacêutica, a fim de elucidar e orientar a formação dos estudantes nessa área que ainda é tão pouco explorada nas Universidades.

 

Residência multi-profissional:

Com a criação dos PSF (Programas de Saúde da Família) extensamente pelo Brasil, o farmacêutico acompanha a equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiro, psicólogos e etc. Dada a essa necessidade, foi criada as residências multiprofissionais. Essa traz uma relação interdisciplinar na área da saúde onde o farmacêutico é ferramenta chave no processo decisório da terapia medicamentosa.

 

Farmacovigilância

Como a história nos ensinou, os medicamentos depois que passam da fase de testes clínicos e entram no mercado, ainda podem gerar graves problemas para a população. Por isso tivemos os grandes recalls da indústria farmacêutica tirando vários medicamentos do mercado por problemas detectados graças a Farmacovigilância. Essa área vem crescendo muito no Brasil principalmente com o aporte da ANVISA que tem endurecido muito as regras quanto a comercialização de medicamentos no Brasil. Trouxemos um dos maiores especialista na área para falar sobre esse promissor mercado.

 

Patentes

Propriedade intelectual é um tema que sempre estará em voga. É a engrenagem que move as pesquisas nas grande indústrias farmacêuticas. O farmacêutico que bem conhece as regras e os caminhos  nesse terreno tão estratégico para a indústria, com certeza sucederá. Responsável por muitos sucessos e muitos fracassos também (quando a furos e descuido), as patentes devem estar sempre no portifólio de conhecimento do farmacêutico industrial. Trouxemos um grande especialista nessa área responsável pelas patentes da maior produtora de patentes de medicamentos do Brasil, a UFRJ.

 

Antiretrovirais:

Sim, ainda não descobrimos a cura da AIDS. Porém não estamos longe disso, e o Brasil não está atrás nessa corrida. Na UFRJ há grandes mentes que pesquisam com vanguarda essa área e trouxemos uma delas pra vocês.  Descubra como andam as pesquisas e o que ainda falta elucidar nesse tão cobiçado resultado para a Saúde mundial.

 

Pesquisa Clínica:

O objetivo do curso é introduzir conhecimentos gerais e específicos sobre a condução de Pesquisa Clínica, apresentando possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional do farmacêutico nesta área de atuação. Neste curso serão abordados, entre outros tópicos: o Histórico da Pesquisa Clínica, Etapas de Desenvolvimento de um novo medicamento, Legislações nacionais e internacionais em Pesquisa Clínica, Princípios das Boas Práticas Clínicas e Papel do Farmacêutico na condução de Ensaios Clínicos.

 

 

Responses

  1. Boa noite,

    Gostaria de saber se há possibilidade de realizar mimnha inscrição pela internet, porque moro em Campos dos Goytacazes, e só iria para o Rio na semana da farmácia. Faço um depósito no banco e envio o comprovante para vocês!

    Tentei mandar um email para: cafarufrj@yahoo.com.br mas o email volta!!!!

    Aguardo uma resposta,

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Veronika Duarte

    • Olá, desculpe mas o email foi informado errado.

      O email correto é: gestaocafar@yahoo.com.br

      Envie novamente que retornamos. vou concertar o site.

      Obrigado.

  2. gostaria de saber se a incrição so e feita somente na ufrej e se podera ser feita pela internet

  3. gostaria de saber se ainda dá tempod efazer a minha inscrição apesar de ser o ultimo dia, gostaria muito de participar, pois infelizmente só fiquei sabendo do evento na ultima hora! obrigada, aguardo retorno!!!! abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: